Por que é importante estimular a autonomia dos filhos?

>

Por que é importante estimular a autonomia dos filhos?

 Nada é mais estimulante para um pai ou uma mãe do que ver que seu filho está começando a tomar seus primeiros passos e realizar suas atividades corriqueiras sozinho. Esse pequeno sopro de independência é uma grande vitória para o desenvolvimento da criança, que vai viver novas e mais desafiantes descobertas ao longo de sua vida.

Estimular essa independência, portanto, é uma tarefa dos pais, para que a criança possa, cada vez mais, aprender a viver de maneira mais autônoma no mundo. Mas afinal, por que devemos estimular a autonomia dos filhos e o que fazer para ajudá-los? Esse é o assunto do artigo de hoje!

  1. Essencial para o desenvolvimento cognitivo

Estimular a autonomia dos filhos é muito mais do que apenas preparar sua criança para uma vida jovem e adulta mais desafiadora. A autonomia exerce um papel importante no desenvolvimento cognitivo da criança, visto que ela deverá focar seus esforços para atividades que demandam maior raciocínio, coordenação motora, resolução de problemas e até mesmo planejamento de ações. Pode parecer que uma simples atitude, como calçar o sapato sozinho ou usar a colher para se alimentar no almoço, não seja capaz de oferecer tantos benefícios assim para seu filho, entretanto, o esforço para aprender uma atividade nova é o resultado de uma grande vitória conquistada por ele.

      2. Filhos mais confiantes e que se arriscam mais
Estimular a autonomia dos filhos é também uma maneira de criar uma criança com autoestima mais forte e maior coragem de enfrentar a vida. Crianças que têm maior liberdade para tentar novas ações e aprender com as falhas e sucessos, se tornam indivíduos mais confiantes no futuro – e que tem menos medo de arriscar.

É claro que quando falamos de risco, não estamos dizendo que seu filho não terá cautela ao enfrentar situações de extremo perigo, mas sim que ele conhecerá seus limites e não desistirá de concluir uma tarefa só porque, inicialmente, ela lhe parece mais difícil.

3. Maior senso de responsabilidade

Quando os pais se esforçam para estimular a autonomia dos filhos, é possível perceber que os pequenos conseguem desenvolver um maior senso de responsabilidade diante de suas atitudes. Ele aprende que toda a ação realizada por ele tem uma reação e, por isso, consegue escolher determinadas atitudes de acordo com o que vivenciou.

Cabe aos pais, nesses momentos, evitar proteger o filho ou direcioná-lo a tomar uma decisão que é seguramente correta, para que ele possa desenvolver melhor essa noção de responsabilidade, que deve sempre vir junto com a autonomia.

 Dicas para estimular autonomia dos filhos!
Estimular a autonomia dos filhos não precisa ser uma tarefa também desafiadora para os pais. Atitudes simples e que fazem parte da rotina da família, já podem ajudar a criança a perceber a importância de tomar suas próprias decisões sozinha.

Boas dicas de estímulo são:

  • Passar pequenas tarefas caseiras para a criança (guardar as roupas, os brinquedos, os sapatos, jogar o lixo no lugar certo);

  • Organizar armários e caixas de brinquedo;

  • Colocar a mesa do almoço ou jantar da família;

  • Lavar a louça e participar da preparação de alguma refeição;

  • Escolher sua própria roupa para uma festa ou ir ao colégio;

  • Tomar banho ou escovar os dentes sozinho.

Essas pequenas experiências de independência vão ajudar a criança a desenvolver uma das características mais importantes para ela na vida adulta.

Tem dúvidas sobre a autonomia dos filhos? Clique aqui e fale com a gente.

 

 

Compartilhar:

Mais Posts

Conversar
💬 Posso Ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?